quinta-feira, 17 de julho de 2008

CMVM multa BCP em três milhões de euros...


CMVM multa BCP em três milhões de euros
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou o BCP da aplicação de uma coima de três milhões de euros no âmbito do processo de aquisição de acções do Millenium BCP, anunciou hoje o banco...

No entanto, a CMVM admite que a coima possa ser reduzida para meio milhão de euros, mediante algumas condições impostas ao BCP, de acordo com uma informação do banco colocada no site do regulador do mercado.

A multa só será desagravada caso o banco comunique ao regulador «o universo total de clientes/accionistas destinatários das campanhas de 2000 e 2001 que manifestaram pretensões indemnizatórias que ainda não tenham sido satisfeitas».

Outra das condições impostas é a comunicação à CMVM das situações de ressarcimento efectivo e o envio de relatório «descrevendo as medidas tomadas para melhorar os procedimentos de conservadoria e respectiva demonstração da eficácia».

O comunicado da instituição bancária explica que a CMVM decidiu uma suspensão parcial da coima atendendo ao aumento de capital do Banco este ano e a que o actual Conselho de Administração enviou a clientes seus uma proposta de ressarcimento de eventuais danos no âmbito do processo de aquisição de acções em 2000 e 2001.

O Millenium BCP não adianta no comunicado se contestará ou não a decisão da CMVM, uma opção que está a ser estudada pelos advogados do banco, que têm um prazo de 20 dias para apresentar um eventual recurso.

Em causa neste processo está uma eventual aquisição de acções do BCP com intervenção de sucursais do banco por pequenos investidores que não teriam perfil adequado ao investimento e com recurso a crédito concedido pela instituição.

Mesmo antes de concluído o processo da CMVM, o Conselho de Administração decidiu propor ao Conselho Geral e de Supervisão que o banco deixe de conceder crédito a clientes com garantia baseada em acções do próprio banco.

Lusa/SOL

Sem comentários:

A minha Lista de blogues

Acerca de mim

A minha foto
DEVE-SE LUTAR SEMPRE PELA VERDADE NO BCP....................... "A crise aperta, a crise é forte, a crise é farta, mas algumas instituições bancárias acharam que o melhor era enterrar ainda mais os endividados na lama". Pedro Ivo Carvalho, "Jornal de Notícias", 28-11-2009